Logotipo
Endocrinologista

Precisa agendar sua consulta com especialista? (99,00 a vista)

Marcar consulta com Endocrinologista
ficou mais fácil e barato com a Clínica Disk Médicos! Clique agora em um dos botões abaixo para agendar sua consulta:

O endocrinologista é o médico que trata e estuda as glândulas endócrinas e os hormônios. Com uma ampla área de atuação, este profissional atua no crescimento, reprodução, metabolismo, entre outras atividades do organismo humano.

Considerando o papel fundamental que os hormônios exercem nas atividades básicas do organismo, é importante que o endocrinologista faça parte dos cuidados regulares com a saúde. Confira a seguir como é a formação do médico especialista em endocrinologia e de que maneira ele pode prevenir e cuidar das alterações no sistema endócrino.

Qual é a formação do endocrinologista?

Para atuar nesta área o médico endócrino deve se formar em medicina e, na sequência, escolher de que maneira prefere obter o título de especialista. A opção mais comum é a realização da residência médica em instituições de saúde credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC).

Com uma abordagem essencialmente prática, a residência médica em endocrinologia leva dois anos para ser concluída. Apesar de ser o principal tipo de especialização médica, o profissional também pode obter o título de especialista concedido pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) — principal entidade do setor.

Os Conselhos Regionais de Medicina (CRM) e o Conselho Federal de Medicina (CFM) consideram ambas as maneiras válidas para o médico se tonar um especialista em endocrinologia. O endocrinologista pode, ainda, continuar sua especialização e concentrar sua atuação em áreas específicas. Algumas delas são:

  • Neuroendocrinologia;
  • Endocrinologia feminina;
  • Endocrinologia esportiva;
  • Endocrinologia pediátrica.

 

Quando é indicado ir ao médico especialista em endocrinologia?

É possível destacar alguns fatores como sendo indicativos da necessidade de ir ao endocrinologista. Os principais são:

  • Estrias com tom vermelho;
  • Alterações no ritmo do intestino;
  • Aumento no volume do pescoço;
  • Desenvolvimento sexual irregular;
  • Mulheres com muito pelo no rosto;
  • Pessoas com 20 kg ou mais acima do peso ideal;
  • Crianças com crescimento deficiente ou excessivo.

 

Apesar dessas mudanças ajudarem na procura pelo médico especializado em endocrinologia, é essencial que a pessoa faça a consulta com endocrinologista anualmente após os 18 anos. Isso é importante devido à maneira como as alterações podem se manifestar no organismo.

Em muitos casos, essas mudanças provocam sintomas tão simples que a pessoa não pensa em procurar auxílio médico. Em outros, no entanto, as alterações não causam sintoma algum, fazendo com que a condição se desenvolva e seja detectada somente quando o quadro está avançado.

Por isso, a única maneira de preservar a saúde é a prevenção. Quanto antes uma possível alteração for diagnosticada, melhor será a chance de sucesso do tratamento.

Quais são os exames mais pedidos pelo endocrinologista?

Conforme dissemos anteriormente, a área de atuação do endocrinologista é bastante extensa. Dependendo do relato paciente, o médico especialista em endocrinologia avaliará a função ovariana, adrenal, a integridade da hipófise, a tiroide, entre outras regiões, que o ajudarão a entender o que provocou o distúrbio endócrino.

Basicamente, o objetivo dos exames solicitados pelo profissional é identificar quais glândulas desencadearam o desequilíbrio hormonal, seja para mais ou para menos. Os exames mais pedidos pelo endocrinologista são:

  • Exame de urina;
  • Exame de sangue;
  • Dosagem hormonal, que pode ser utilizado para verificar o hormônio estimulante dos folículos (FSH), estradiol, progesterona, testosterona, prolactina, entre outros hormônios.

 

O médico especializado em endocrinologia também pode complementar a investigação diagnóstica com testes hormonais e genéticos específicos e exames de imagem como a ressonância magnética, a ultrassonografia e a cintilografia.

Quais são os distúrbios tratados pelo médico endócrino?

O endocrinologista trata diversos distúrbios envolvendo hormônios e glândulas endócrinas. Saiba um pouco mais sobre os principais deles:

Diabetes

A diabetes caracteriza-se pelo excesso de açúcar na corrente sanguínea. Isso acontece quando ocorre uma alteração na insulina, hormônio que controla a glicemia.

Doenças da glândula suprarrenal

As glândulas suprarrenais são responsáveis por sintetizar hormônios fundamentais para o processo metabólico, tais como o cortisol, androstenediona e adrenalina. Quando elas sofrem alterações, o paciente pode ter a doença de Addison, Síndrome de Cushing, entre outras condições clínicas.

Disfunções tireoidianas

O hipertireoidismo e o hipotireoidismo são os distúrbios da tireoide mais conhecidos. Pode provocar nódulos o pescoço, nervosismo e até mesmo insônia.

Doenças da hipófise

Responsável por controlar as funções das mamas, da tireoide, do crescimento, entre outras glândulas endócrinas, a hipófise pode sofrer alterações e levar a hiperprolactinemia, acromegalia, entre outras síndromes.

Obesidade

A obesidade é uma doença crônica que está cada vez mais comum no Brasil. Segundo a última edição da pesquisa Vigitel realizada pelo Ministério da Saúde, o número de brasileiros obesos aumentou 67,8% entre 2006 e 2018.

Hirsutismo

O hirsutismo acontece quando o organismo da mulher produz muito hormônio masculino, resultando em excesso de pelos no rosto e aumento da musculatura. Apesar de ser um quadro raro, o hirsutismo costuma aparecer durante os anos férteis da mulher.

Alterações no ciclo menstrual

Além do ginecologista, o endocrinologista também pode tratar os distúrbios da menstruação. Isso porque, a origem do problema pode ter raízes hormonais, uma das áreas de atuação do profissional.

Problemas com o crescimento

O hormônio GH é produzido pela glândula hipófise localizada na base do crânio. É por meio deste hormônio que as pessoas atingem a estatura adulta normal no decorrer do desenvolvimento. Alterações no hormônio do crescimento fazem com que a pessoa cresça mais ou menos do que o normal.

Distúrbios da puberdade

As alterações hormonais durante o crescimento também podem desencadear o surgimento de pelos pubianos antes da idade considerada normal, gerando a puberdade precoce. Da mesma maneira, os distúrbios da puberdade podem fazer com que o desenvolvimento demore para acontecer.

Osteoporose

A osteoporose é uma doença endócrina que afeta tanto homens quanto mulheres. A doença acontece com as mudanças hormonais que ocorrem no processo de envelhecimento.

Andropausa

O endocrinologista e o andrologista são os profissionais mais preparados para lidar com a andropausa. Ela acontece unicamente os homens em decorrência da queda na produção hormonal conforme o paciente envelhece.

Quais são os tratamentos realizados pelo médico endócrino?

O tratamento adotado pelo endocrinologista dependerá da causa da alteração hormonal e da maneira que ela impacta a vida do paciente. O médico endócrino pode optar por uma reposição hormonal ou por uma cirurgia, sendo que o tratamento cirúrgico é mais indicado para os pacientes com tumor.

O endocrinologista exerce um papel fundamental na manutenção de uma vida saudável e de qualidade. Caso queira realizar o check-up endocrinológico, entre em contato com a Disk Médicos e agende uma consulta com um de nossos profissionais.

MENU